Ameaças

As aves marinhas macaronésicas estão ameaçadas por distintos fatores, como a, predação por maíferos introduzidos, sobretudo por gatos e roedores, a caça ilegal, e o efeito da poluição luminosa. Também há que ter em conta o efeito da contaminação marinha e do También hay que tener en cuenta el efecto de la contaminación marina y el riesgo de los riscos dos dos derrames de hidrocarbonetos. Em menor número ocorrem por outros fatores como colisão com linhas elétricas e outras infra-estruturas, capturas acidentais por artes de pesca, etc.

A captura ilegar de pardelas é uma atividade consistente com a captura e morte de crias de pardela. As pardelas, são aves marinhas que só vêm a terra para se reproduzir e que alimentam as suas crias no interior de ninhos em ilhéus ou em zonas rochosas costeiras de difícil acesso.

No passado recente, o captura de ninhos de cagarro foi uma prática muito comum nas ilhas da macaronésia, onde a carne das crias de cagarro era muito apreciada pela sua gordura e por se tratar de um recurso alimenta de fácil acesso em períodos de escassez.

Hoje em dia o cagarro é uma ave ameaçada  e a sua caça está totalmente proibida. À prática da captura ilegal há que somar as ameaças qye afetam a espécie, como a presença de gatos, roedores e outros mamíferos introduzidos que predam as suas colónias de reprodução. A poluição luminosa (que desorientam os adultos e provocam colisões) e as capturas acidentais em artes de pesca.

A da proibição de caça, a proteção da espécie e das suas áreas de nidificação deveria ter erradicado por completo a sua captura. No entanto, anualmente denuncia-se a caça ilegal em alguns pontos das Canárias, Madeira e Açores.

Os cagarros têm uma única cria que se alimentam durante meses à base de peixe, engordando até um tamanho superior aos seus pais. Ao viver ninhos escavados no solo, a sua única defesa contra os predadores consiste na dificuldade de acesso destes às suas colónias. Uma vez, ultrapassada essa dificuldade só terão de encurralar e matar as crias que não oferecem qualquer tipo de resistência. A vigilância, portanto, de ilhéus e das suas colónias, assim como, a denúncia de casos é fundamental para lutar contra esta práctica.

Galeria "Caça e captura ilegal"

Galeria "Poluição luminosa"

Galeria "Predação por gatos"

Galeria "Predação por roedores e outras espécies"

Mais informação em:  Campanha de captura-e-abate-ilegal