SOCIEDAD ESPAÑOLA DE ORNITOLOGÍA (SEO/BirdLife)

Pioneira na conservação da natureza e da biodiversidade em Espanha, com o objetivo de conservar as aves selvagens e os seus habitats.

A visão, a missão e valores da SEO/BirdLife estão dirigidos a cumprir com a nossa função social, a mesma que nos move desde 1954, a estudar as aves e a natureza e a divulgar os seus valores. O nosso interesse é o bem estar humano e a conservação do mundo natural. Na SEO/BirdLife contagiamos natureza e damos asas à cidadania.

Visão

Um mundo rico em biodiversidade, onde o ser humano e a natureza convivam em harmonia.

Missão

As aves como bandeira, conservar a biodiversidade com a participação e implicação da sociedade.

Transparência

SEO/BirdLife pode presumir de ser uma ONG ‘limpa’ por fora e por dentro. Aa Fundação Lealtad valorizou o seu modo de trabalho e emitiu um certificado positivo de avaliação dos princípios de transparência e de boas prácticas. Avaliou-se para isso o cumprimento dos princípios de funcionamento de de regulamentação do orgão do gorverno; de comunicação e de imagem fiel na informação; de transparência e pluralidade no financiamento; do controlo na utilização de fundos; de apresentação de contas anuais e cumprimento das obrigações legais, e de promoção de voluntariado.

Compromisso

SEO/BirdLife quer ser um agente de mudança e demonstrar com marcos; desde 2009 é a única ONG conservacionista espanhola com a certificação de Aenor para o seu Sistema de Gestão Ambiental segundo a Norma ISO 14001. Isto significa que faz um uso responsável de água, papel e electricidade, e reduz resíduos e emissões, entre outros compromissos.

Este compromisso de boas prácticas ambientais se estende à aposta pelas energias renováveis. Por isso se iniciou um acordo com Ecooo para instalar panéis fotovoltaicos no escritório central de Madrid, sendo igualmente pioneira neste sentido entre as ONG ambientais espanholas.

Nesta linha, SEO/BirdLife quantifica a pegada de carbono nas diversas atividades, para aplicar a posteriori medidas de redução e de compensação, como na Maratona Ornitológica oo o Gran Reto (mediante doações a projetos sustentáveis em países em desenvolvimento). Por isso, o XXI Congresso Espanhol de Ornitologia foi un evento com zero emissões de CO2.

Solidariedade

SEO/BirdLife é uma Associação de Utilidade Pública, um reconhecimento do Ministrio del Interior ao seu trabalho social por cumprir uma série de requisitos: defender o meio ambiente; fomentar a educação e promover o voluntariado; desenvolver uma ativida não restringida a membros, mas sim aberta à sociedade; não ter objetivos de lucro; contar com uma junta diretiva de carácter altruísta; dispor de meios pessoais e materiais adequados e ser uma organização idónea para cumprir os seus fins em estatuto e com um funcionamento ininterrompido.

Diálogo

SEO/BirdLife é um interlocutor chave entre a sociedade e a administração pública em temas relacionados com a conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Como membro do Consejo Asesor de Medio Ambiente (CAMA) mantém uma posição de diálogo constante con a Administração Central, além de participar em mais de 150 organismos: conselhos autonómicos, comités de consultivos, grupos de trabalho, patronatos, juntas rectoras ou conselhos assessores de espaços naturais.

Rigor técnico

SEO/BirdLife é a máxima autoridade científica em conservação de aves em Espanha e uma das principais referências em Biodiversidade. A sua proposta de IBAs marinhas foi considerada por o Ministério de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente para a criação da futura rede de ZEP marinhas e os seus censos y atlas de aves reproductoras são as referências técnicas que se utiliza para conhecer o estado das aves e seus hábitats em Espanha. Além que, mantém quatro grupos de trabalho: Comité de Raridades, Centro de Migração de Aves (CMA), Grupo Ibérico de Aves Marinhas (GIAM) e Grupo de Aves Exóticas (GAE), além de Comité Científico y la revista científica Ardeola.

Ir para a página da SEO